Textos

Como controlar a Mente


Nosso corpo material é formado por um corpo de matéria e um corpo sutil. O corpo sutil (mente, falso ego e inteligência) nos coloca muitas vezes em situações difíceis, sobretudo por conta dos problemas causados pela mente. A cada instante a mente quer alguma coisa, e quando a obtém já não quer mais e passa a desejar o que não tem. A mente frequentemente nos tortura, e controlá-la é um dos principais propósitos do Yoga. O primeiro passo para controlar a mente é reconhecer que existe uma autoridade acima de todos os pensamentos egoístas que nos mostra a mente. A autoridade da mente somente pode ser a Verdade, é difícil mas necessário.

Se vivermos em um mundo de mentiras ninguém se sentirá satisfeito, sempre nos sentiremos desfalcados. Controlar a mente significa ocupar-se no serviço a Deus, só assim sentiremos verdadeira satisfação, e se sentimos esta satisfação vamos continuar exercendo o controle. Controlar a mente não é um luxo, é algo essencial; é necessário inteligência para controlar a mente, a inteligência precisa da memória para assimilar as propostas da mente, segundo as experiências anteriores, a memória recorre ao subconsciente. Ao recorrer à subconsciência para tomar boas decisões aparece Deus, porque somente Ele permite recordar e reconhecer os aspectos benignos. Todos são dependentes Dele. Quando aceitamos a autoridade do Guru (Mestre Espiritual), as escrituras e os Sadhus (santos) e nos relacionamos com pessoas que igualmente aceitam esta autoridade, nossa posição será afortunada; no caso contrário devemos rejeitar as falsas autoridades para aceitar a autêntica, ainda que seja um processo doloroso, é o preço pago pelo avanço.

O trabalho de discriminação está baseado na eliminação, na análise e na aceitação, inclusive a dúvida é criada por Deus, ainda que às vezes incomode. Por tudo isso, controlar a mente é muito difícil mas se não existisse um recurso para distingui-la aceitaríamos qualquer coisa como verdade absoluta e seríamos desviados. Mas também chega o momento em que devemos duvidar da dúvida, até que finalmente a razão seja conquistada por algo genuíno, quando já não se tem ou não se quer ter nada mais. Como no caso do casamento, em que você tem dúvida se vai casar um dia, até que encontra o companheiro (a) certo (a), então já não se tem mais dúvida, porque se alguém duvida logo depois de ter casado, é algo complicado. Portanto a dúvida é difícil de superar, sobretudo por quem somente deseja gratificar os sentidos e servir aos seus propósitos egoístas. Krishna (Deus) ajuda aqueles que procuram genuinamente a verdade para se livrar da dúvida e da insegurança. Na consciência de Krishna, se livrar da dúvida significa cantar os Santos Nomes de Deus.


Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

Associar-se com pessoas genuínas que também procuram a verdade, estudar diariamente as Escrituras Sagradas e identificar-se com as tarefas que as autoridade lhe dão proporcionam imediatamente uma grande proteção. É necessário identificar-se com o serviço e tentar aperfeiçoá-lo, e se isto é uma oferenda que fazemos a Deus, nos ajudará imensamente a controlar a mente. A dedicação aos esportes e o desenvolvimento de algumas artes consistem em outros processos para controlar a mente, que, no entanto, não são suficientes, pois a mente só pode ser conquistada com algo que tenha alcançado o coração, com algum amor. Deve, portanto, ser o amor por Deus, não o amor material que como sempre... traz a decepção. Então, porque não entregar o coração a Deus e à sua doce mensagem através das terapias transcendentais? E a melhor terapia é o serviço devocional espontâneo e amoroso; e este é o serviço secreto do Bhakti Yoga (Yoga devocional).

Fama, dinheiro e atração pelo sexo são as três classes de luxúria que somente trazem decepção. Ao controlar a mente podemos começar a dominar estes inimigos da vida espiritual.

Podemos ser mais eficientes e harmônicos em nosso ambiente tendo a mente sob controle.

Se você não controla a mente, então será o seu escravo. Aparentemente os desejos costumam ser inofensivos, mas, na realidade são uma teia de aranha que nos enreda e prende mais a este mundo material.

Somente através do controle mental verdadeiro, é possível transcender os condicionamentos e limites materiais que impedem o avanço espiritual.




Máximas:
“Sempre medite que Deus está em tudo e que Ele controla tudo”.
“Permita que o pensamento de Deus o mantenha longe dos pensamentos mundanos”.
Swami B.A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário